Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Racha no PT deixa eleições incertas em municípios do Piauí


As disputas por pré-candidaturas têm provocado divisões no Partido dos Trabalhadores (PT) e base aliada no Piauí. Interesses em jogo e diretórios fragmentados têm deixado o partido dividido em grupos, brigas e posições bem divergentes, deixando incertas as eleições deste ano em municípios polo do estado.

Em Teresina o PL lançou o secretário de Segurança Pública Fábio Abreu para disputar a Prefeitura de Teresina. Abreu, no entanto, terá que disputar o apoio da população com o pré-candidato a prefeito pelo PT, o secretário de Cultura Fábio Novo. Ambos são da base do governador Wellington Dias (PT).

  • Foto: GP1Fábio Abreu e Fábio NovoFábio Abreu e Fábio Novo

As indefinições e imbróglios também ganham força em Campo Maior. O cenário nesse município é de um cabo de guerra, em que Paulo Martins, ligado ao PT, já tem sinalizado que disputará a Prefeitura de Campo Maior, enquanto o professor Ribinha, também do PT, tentará a reeleição. Ribinha, que é o atual prefeito, tem sido denunciado pela Justiça em meio escândalos envolvendo recursos do Fundef.

  • Foto: GP1Paulo Martins e prefeito RibinhaPaulo Martins e prefeito Ribinha

Mas o caso mais evidente de racha do PT no estado é no município de Picos. O pano de fundo da divisão está entre capital financeiro e capital político. Alçado de uns tempos para cá na cena política, Araujinho, que é empresário, cunhado do conselheiro do Tribunal de Contas Kleber Eulálio e indicação de Assis Carvalho, já disse que será pré-candidato do PT.

Por outro lado, vai ter que medir forças com um expoente no município, a jornalista e diretora do CIEM de Picos, Maria Santana, também do PT. Ela é uma indicação do prefeito Padre Walmir Lima, da base do partido e do diretório municipal, na figura do presidente Wellington Dantas, mesmo circulando ao lado de Araujinho no município a pedido do governador, ele manifestou apoio a Maria Santana.

  • Foto: GP1Araujinho e Maria SantanaAraujinho e Maria Santana

A batalha picoense, assim como nos demais municípios importantes do estado, reflete uma fragmentação do PT que tende a crescer ainda mais com a proximidade do calendário eleitoral e agora com o afastamento também do PP, do senador Ciro Nogueira que tem anunciado a sua pretensão ao Palácio de Karnak em 2022. Parece que o baralho das eleições de 2020 tem muitos blefes e cartas dobradas, mas quem tiver o ás na manga pode decidir o pleito.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.