Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1

Programa Saúde na Escola é implantado na cidade de Angical


Foi realizada na tarde desta segunda-feira (19), no auditório da Câmara Municipal de Angical do Piauí, a solenidade de lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa irá atender todas as escolas da rede municipal de ensino, nas zonas urbana e rural. Ao todo, serão contemplados quase mil alunos, além dos sessenta e cinco professores efetivos do município.

A solenidade contou com a presença da prefeita Neta Santos, do inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Veras, ministrante da palestra central, da secretária municipal de Educação, Vanderlene Soares, do secretário municipal de Saúde, Humberto Nunes, de representantes do Samu, de vereadores, dos diretores e coordenadores de escolas, dos professores da rede municipal, membros da sociedade civil e demais autoridades.

  • Foto: Valdomiro GomesNeta SantosNeta Santos

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida. O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário de Saúde, Humberto Nunes, abordou tema relevantes na área da saúde, elencando vários segmentos. Segundo o secretário o programa será de grande valia dentro do município, tendo em vista que irá contemplar todos os alunos e professores da rede municipal de ensino.

A secretária municipal de Educação, Vanderlene Soares, falou da importância do PSE para os alunos das escolas municipais. Disse também que esse mesmo programa já foi implantado no município, mas que na época não teve a devida atenção para que continuasse de forma eficaz. Vanderlene disse também que essa gestão está empenhada para que o programa que está sendo implantado no município chegue a todos os alunos e professores, conforme o próprio objetivo do PSE.

  • Foto: Valdomiro GomesImplantação do Programa Saúde na Escola em Angical do PiauíImplantação do Programa Saúde na Escola em Angical do Piauí

Vanderlene Soares falou de como a educação vem sendo tratada no município, e a prova maior é a nota do IDEB. “Conseguimos elevar em número significativo a nota do Ideb dentro do nosso município. Hoje estamos em 3º no Médio Parnaíba e em 13º a nível de estado, um grande salto, que mostra o quanto estamos tratando com seriedade a nossa educação”, disse a secretária.

A coordenadora do Nasf, Keyla Raniele, falou da importância que esse programa terá para a saúde das pessoas que serão beneficiadas, sobretudo os professores. Disse também que foi pessoalmente na PRF fazer o agendamento para a palestra sobre o tema.

Os servidores do Samu presentes na solenidade, falaram da importância desse serviço para a comunidade e que é preciso a conscientização das pessoas de quando deve ser acionado.

O agente da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Veras, abordou o tema segurança pública, como o uso exagerado de drogas, criminalidade, prostituição infantil e, ainda, destacando pontos cruciais de como conduzir veículos de forma correta, a fim de evitar danos e consequências graves para a sociedade. O agente da PRF disse que é preciso mais consciência por parte de todos.

A prefeita Neta Santos destacou a atual crise, com reflexos na saúde, na educação e na segurança pública. Disse que os recursos não são suficientes para suprir a demanda do município. A prefeita fez um sucinto relato da administração e destacou também sobre a importância do Programa Saúde Escola.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.