Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1

Vereador Professor Dedé é reeleito presidente da Câmara de Angical

A vereadora Leidiane Ribeiro teve o pedido de registro de sua candidatura indeferido e vai recorrer.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Angical do Piauí para o biênio 2023-2024 se transformou em verdadeiro imbróglio político entre situação e oposição. A disputa pelo comando do legislativo municipal aconteceu durante sessão realizada na noite dessa sexta-feira (16).

Inicialmente, duas chapas, uma da situação - encabeçada pela vereadora Leidiane Ribeiro (PT), e um da oposição - pelo vereador Professor Dedé, manifestaram interesse em concorrer ao pleito e solicitaram registro de suas candidaturas. Após análise na documentação pela presidência da casa, a chapa da situação teve o registro impugnado e não pode concorrer.

Foto: Canal 121Vereador Professor Dedé é reeleito presidente da Câmara de Angical
Vereador Professor Dedé é reeleito presidente da Câmara de Angical

Com apenas uma chapa concorrendo, o atual presidente, vereador José Anderson de Sousa Alencar, conhecido como Professor Dedé (MDB), foi reeleito, ao lado da Professora Maria da Cruz Cabral de Brito Rego (PL) e Sônia Gonçalves de Sousa (PL), vice-presidente e secretária respectivamente.

À reportagem, o vereador Professor Dedé declarou que a chapa de sua opositora foi indeferida e não pode concorrer ao pleito por que o pedido de registro foi feito fora do prazo hábil, sendo este um dos motivos mais recorrentes para inabilidade de concorrência. O parlamentar disse ainda que a eleição transcorreu totalmente dentro dos ditames da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara, não havendo, portanto, nada a contestar.

A vereadora Leidiane Ribeiro declarou que não há motivos para o indeferimento do seu pedido de registro, pois foi feito um dia após a publicação do ato de convocação para eleição da Mesa Diretora. Ela disse que não podia solicitar o registro de sua candidatura sem antes tomar conhecimento oficialmente da realização da eleição. Ela declarou ainda que ficou surpresa quando ficou sabendo do indeferimento do seu pedido de registro de candidatura e que vai recorrer através da Justiça.

O novo mandato tem início em 1º de janeiro de 2023 e se encerra em 31 de dezembro de 2024.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.