Fechar
GP1

Brasil

Para não interditar Arena do Corinthians, MP exige prioridades de segurança

O Ministério Público exigirá quatro prioridades de segurança para o estádio não ser interditado.

Para não ser interditada, a Arena Corinthians, terá que cumprir com quatro exigências de segurança que o Ministério Público de São Paulo ordenou. O Corinthians e a construtora Odebreth deverão cumprir esses pontos que são considerados pelos bombeirs "emergenciais" na área de segurança do estádio.

Imagem: Foto: DivulgaçãoClique para ampliarPara não ter interditada, estádio terá que cumprir exigência de MP.(Imagem:Foto: Divulgação)Para não ter interditada, estádio terá que cumprir exigência de MP.
Segundo o major Sidnei Turato, o clube ainda tem 26 irregularidades apontadas no projeto técnico de proteção contra incêndios para responder, ainda não informou a lotação exata do estádio nem como as pessoas podem sair em caso de emergência.

Os 4 itens apontados como principais para a segurança do Itaquerão são:

1- Procedimentos
1.1 – Legado do Estádio: apresentar o projeto técnico de segurança contra incêndio para reanálise. Após a aprovação do projeto, apresentar medidas de proteção compensatórias para ações não executadas. Pedido de análise de comissão técnica para adequar as medidas compensatórias ao não-executado.
1.2 – Evento temporário Copa do Mundo: apresentar o projeto temporário para o evento da Copa.
2- Medidas de Proteção
Apresentar estudo de fluxo de pessoas, memorial de cálculo de lotação, saídas de emergência e tempo de percurso.
3- Ala leste:
- comprovar que o local possui área de ventilação efetiva mínima de 1/3;
- material de acabamento de piso e paredes conforme as especificações
- instalação de sistema de detecção de incêndio e chuveiros automáticos em toda a área de lojas, lanchonetes e similares.
4- Ala Oeste:
- o pavimento térreo da saída da arquibancada deve possuir as mesmas exigências da ala leste
- o piso de descarga da área de camarotes deve ser compartimentado em relação aos demais pisos inferiores
- previsão de sistema de controle de fumaça nos átrios (vãos amplos entre pisos), corredores de circulação e todas as áreas ocupadas
- materiais de acabamento e revestimento dos pisos e paredes e tetos conforme instrução técnica
- instalação de sistemas de detectores de incêndio e chuveiros automáticos nas áreas de lojas, lanchonetes e restaurantes

Imagem: DivulgaçãoArena Corinthians precisa cumprir exigências do Ministério Público.(Imagem:Divulgação)Arena Corinthians precisa cumprir exigências do Ministério Público.
O promotor disse que irá tentar marcar uma reunião com o advogado do Corinthians e os bombeiros para até a próxima semana para “dar uma solução" aos problemas encontrados.

Segundo os bombeiros, eles não poderão emitir o "auto de vistoria" se o projeto técnico de segurança contra incêndio não for modificado. Esse documento é exigido pela prefeitura para emitir um outro documento (Habite-se), que atesta a conclusão da obra. Além disso, a prefeitura precisa autorizar que o estádio sirva como "local de reunião das pessoas" para que receba o jogo da abertura da Copa do Mundo.

A Odebrecht e o Corinthians dizem que "todas as medidas solicitadas pelos bombeiros estão sendo atendidas" e que pretendem entregar os documentos aos bombeiros, já com as correções, "provavelmente ainda nesta semana". Com informações do G1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.