Fechar
GP1

Brasil

Mais de mil cidades estão em estado de emergência devido à seca

Em cinco dos 15 estados afetados, o cenário atinge mais da metade dos municípios.

Ao menos 1.083 municípios do país, além do Distrito Federal, estão em situação de emergência por conta da seca ou da estiagem. Segundo o G1, em cinco dos 15 estados afetados, o cenário atinge mais da metade dos municípios.

São levados em conta no levantamento apenas os municípios que decretaram emergência e. posteriormente tiveram tal situação reconhecida pelos governos estaduais, garantindo o acesso a recursos desses entes públicos. A pesquisa aponta que o Nordeste é a região mais afetada com a seca, onde todos os estados têm cidades em estado de emergência.

  • Foto: DivulgaçãoSecaSeca

Em alguns estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, são esperadas chuvas nos próximos três meses. A meteorologista Odete Chiesa, do Inmet, informa que a região sofre com a seca há pelo menos quatro ou cinco anos.

“Ano passado isso ocorreu bastante com relação ao El Niño, choveu muito no sul e pouco na parte mais ao norte do país. Este ano, isso se deve à ausência de passagem de frente fria, e a região Amazônica também está bem mais seca, demorou mais para ter as primeiras chuvas”, disse a metereologista.

Piauí

Das 224 cidades do estado do Piauí, 128 estão em situação de emergência. A maior parte delas está situada da região do semiárido, onde o efeito da seca são mais severos. São Raimundo Nonato, Valença, Paulistana e São João do Piauí, são alguns dos municípios que se encontram sessa situação.

A Agência Nacional de Àguas (ANA) alertou que praticamente todo o estado está sem situação de seca extrema, um nível antes da classificação “grave” da ANA. Dois açudes piauiense estão no volume morto e um, localizado na cidade de Picos, na região sudeste do estado, é considerado seco.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.