Fechar
GP1

Brasil

Maior avião do mundo vai pousar pela 1ª vez no Aeroporto de SP

De acordo com o G1, a aeronave tem capacidade para carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas.

  • Foto: Divulgação/ Antonov CompanyAvião Antonov An-225 MriyaAvião Antonov An-225 Mriya

Na próxima segunda-feira (14), o maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, vai pousar pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com o G1, a aeronave tem capacidade para carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. Além disso, pode transportar itens na parte externa e superior da fuselagem.

A aeronave tem seis turbinas e mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível. Ele é o único exemplar deste porte em atividade no mundo.

Segundo a concessionária Brasil Viracopos, o avião que vem do Chile, fará uma escala em Campinas para pegar uma peça que servirá de suporte para o transformador que ele carregará em Guarulhos (SP). Em seguida, o cargueiro retornará novamente para Santiago, no Chile, com a encomenda.

De acordo com o professor do departamento de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), James Waterhouse, o avião tem um porte monumental porque foi projetado para transportar o Buran, que era o ônibus espacial soviético. "Baseado no Antonov 124, que era um avião enorme, fabricado em série, eles desenvolveram uma versão maior ainda. Aumentaram as asas, fuselagem, colocaram uma cauda especial e colocaram o Buran em cima [...] Eles utilizaram seis motores e aí ficou um avião simplesmente descomunal", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.