Fechar
GP1

Brasil

OAB vai protocolar pedido de impeachment contra Dilma segunda

A decisão de apoiar a abertura do processo foi tomada na última sexta-feira (18).

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, vai protocolar na próxima segunda-feira (28), o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. A decisão de apoiar a abertura do processo foi tomada na última sexta-feira (18) pelo Conselho Federal da OAB. Das 27 bancadas estaduais, apenas uma votou contra, a do Pará.

Imagem: Câmara em pautaPresidente Dilma Rousseff(Imagem:Câmara em pauta)Presidente Dilma Rousseff

Para a instituição, a presidente pode ter cometido um crime de responsabilidade contra a administração pública no atual mandato. Lamachia afirma que “a OAB pratica e defende a democracia e que esta é uma decisão marcadamente majoritária que demonstra a união da advocacia brasileira em torno do tema”, reitera.

Entre as acusações contra Dilma está a tentativa de intervenção direta no processo de investigação da Operação Lava Jato que investiga um esquema de corrupção na Petrobras, onde ela nomeou o ex-presidente Lula ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Isso pode caracterizar o crime de obstrução da Justiça.

Além disso, a presidente também é investigada por atrasar propositalmente o pagamento aos bancos (públicos e privados) para maquiar as contas públicas - as chamadas “pedaladas fiscais” - e a isenção fiscal concedida à Fifa para a Copa do Mundo de 2014.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.