Fechar
GP1

Brasil

Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni encerram hoje

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet.

Termina hoje (31) o prazo de inscrição para os interessados que quiserem concorrer a bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Imagem: Diário do NordesteProuni 2016(Imagem:Diário do Nordeste)Prouni 2016

Podem concorrer estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 e obtiveram pelo menos 450 pontos na média e redação maior que zero. Aqueles que foram pré-selecionados na etapa anterior, mas foram reprovados por não formação de turma, poderão concorrer novamente. Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever.

Vale ressaltar que os concorrentes serão analisados conforme os critérios de renda pré-estabelecidos pelo programa. Aqueles com renda familiar bruta for de até 1,5 salário mínimo por pessoa/mês podem receber bolsas integrais e os com renda de até três salários mínimos concorrem à bolsas parciais.

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas por candidatos pré-selecionados na edição anterior do processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2016.

Prouni

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 2004 pelo governo federal, que disponibiliza bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, sendo integrais (100%) ou parciais (50%).

Para concorrer, o candidato deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior, e atingir pelo menos 450 pontos na média e nota acima de zero na redação. Deve também comprovar renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em rede privada, além de não ter nenhum diploma em curso superior.

Dados do MEC

No primeiro semestre de 2016, o MEC ofereceu 203.602 bolsas para o Prouni para um total de 1.599.808 inscritos. Em relação ao ano passado, houve uma redução de 4%. Já em relação aos cursos teve um aumento de 30.549 para 30.931.

Este ano, 97 instituições foram proibidas de participar do programa por terem atingido nota inferior a três na avaliação institucional no IGC (Índice Geral de Cursos). Contudo, já somam 347 faculdades sob supervisão do ministério.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.