Fechar
GP1

Brasil

Uso de nome social em carteira de identidade é aprovado pela OAB

Resolução foi aprovada por unanimidade pelo conselho pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O conselho pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou por unanimidade uma resolução que autoriza advogados travestis e transexuais a utilizarem nome social no registro da Ordem e nas carteiras de identidade profissional.

Imagem: Reprodução/ OABacMembros do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil(Imagem:Reprodução/ oabac)Membros do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil

A aprovação da medida se deu no Dia Internacional contra a Homofobia e determina que o nome social da carteira profissional seja incluído ao lado do nome que consta na certidão de nascimento. A resolução é válida em todo o país e também pode ser aplicada nas identificações online no âmbito dos sistemas da OAB.

Para a advogada travesti Marcia Rocha, que esteve na sessão do Pleno da OAB, esse é um marco histórico. “É extremamente emocionante para mim. As pessoas me cobram isso, perguntam sobre isso. Ainda estou emocionada porque é um marco histórico”, afirmou.

De acordo com informações do Estadão, o relatório do conselheiro federal Breno Dias de Paula, de Rondônia diz que as seccionais da OAB nos estados terão seis meses para se adequarem a resolução.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.