Fechar
GP1

Brasil

Lei de trânsito torna uso do farol obrigatório durante o dia

A nova medida deve entrar em vigor em 45 dias e será válida em todo o território nacional.

O ‘Diário Oficial da União’ publicou no último dia 23, a lei 13.290, que altera o artigo 250 do Código de trânsito brasileiro (CTB), determinando que o “condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação e nas rodovias”.

Imagem: Levi Bianco/Brazil Photo Press/ Estadão ConteúdoLei de trânsito torna o uso do farol obrigatório durante o dia(Imagem: Levi Bianco/Brazil Photo Press/ Estadão Conteúdo)Lei de trânsito torna o uso do farol obrigatório durante o dia

A medida deve entrar em vigor daqui a 45 dias em todo o território nacional. Em caso de descumprimento, o motorista será autuado por infração média, tendo que pagar uma multa de R$85,13 e sendo penalizado com quatro pontos na carteira de habilitação.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, serão feitas abordagens e ações educativas até que a nova lei entre em vigor. Após este período de 45 dias, os veículos flagrados com farol apagado durante o dia serão punidos.

Antes de a medida ser aprovada, o uso de farol só era exigido durante a noite. Tal medida foi adotada, segundo o governo federal, para tornar os veículos mais visíveis nas estradas, contribuindo para a redução de acidentes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.