Fechar
GP1

Brasil

Denatran passa a exigir habilitação para guiar "cinquentinha"

Exigência passa a ser válida a partir desta quarta-feira (01) em todo o Brasil.

Agora, as motos conhecidas como “cinquentinhas” só podem ser conduzidas por quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). A exigência deve começar a valer já a partir desta quarta-feira (01) em todo o Brasil.

Imagem: Reprodução/CarroUolExigência passa a valer a partir desta quarta-feira (01)(Imagem:Reprodução/Carroluol)Exigência passa a valer a partir desta quarta-feira (01)

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, apenas 678 ACCs haviam sido emitidas em todo o país. Enquanto isso, mais de 25 milhões de CNHs na categoria A foram expedidas.

Segundo o G1, Charles ribeiro, diretor do Denatran de Pernambuco afirmou que nem todas as autoescolas estão prontas para dar curso para a categoria ACC, por isso induzem o usuário a tirar habilitação A “por ser mais atrativa” e permitir guiar qualquer tipo de moto, enquanto a outra categoria se restringe aos ciclomotores com modelos de até 50cc.

No entanto, para tirar a ACC são exigidas menos horas-aula, tornando o processo mais rápido. No Piauí a Taxa de emissão da ACC e da CNH categoria A custam mesmo valor: R$ 209,30.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.