Fechar
GP1

Brasil

"Japonês da Federal" é preso pela própria PF em Curitiba

Newston Ishii ficou conhecido ao aparecer prendendo os acusados da Operação Lava Jato.

O agente federal Newton Ishii, conhecido como “Japonês da Federal” ao aparecer em fotos de prisões da Operação Lava Jato, foi preso em Curitiba nesta terça-feira (07). Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal da capital do Paraná.

Imagem: Geraldo Bubniak/Agência Globo"Japonês da Federal" é preso pela própria PF em Curitiba

De acordo com o G1, o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, informou que Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.

As investigações da PF mostraram que o "Japonês da Federal" junto com outros agentes, facilitava a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O caso tramita sob segredo de Justiça. A pena de Ishii será cumprida em regime semiaberto.


Lava Jato


O nome do agente foi citado durante conversa entre o senador Delcídio Amaral seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró Bernardo. Eles buscavam um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba.

De acordo com a gravação, Newston Ishii é citado por Amaral como “janopês bonzinho” e teria sido o responsável pela carceragem da Polícia Federal na capital do Paraná, para onde os presos da Lava Jato foram levados. Segundo o G1, a PF ainda não afirmou o motivo da prisão.



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.