Fechar
GP1

Brasil

Pesquisa diz que brasileiro quer se aposentar antes dos 60

Levantamento ouviu 1,5 mil pessoas em todas as regiões do país.

Uma pesquisa divulgada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) nesta terça-feira (23) mostra que a maioria dos brasileiros desconhece as regras da aposentadoria e se diz alheia ao debate em torno da reforma da Previdência, mas reconhece que a reforma fará com que se aposente mais tarde do que gostaria.

De acordo com o levantamento, para a população brasileira, o homem deveria ter direito a se aposentar aos 58 anos e a mulher aos 53 anos, em média. Segundo informações do G1, a maior parcela dos entrevistados, o que representa 42% defende que os homens deveriam se aposentar aos 60 anos. Já em relação às mulheres, 58% opinaram que a idade deveria ser menos de 55 anos.

  • Foto: DivulgaçãoPrevidência SocialPrevidência Social

Quando questionados no levantamento sobre quando acreditam que efetivamente vão se aposentar, os brasileiros disseram que a idade média para os homens sobre para 64 anos e para a mulheres, a idade chega a 58 anos. A pesquisa ouviu 1.500 entrevistados com mais de 23 anos em todas as regiões do país entre os dias 21 de julho e 4 de agosto.

O presidente da FenaPrevi, Edson Franco, disse que a grande maioria dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a idade mínima já subiu para os 65 anos e se discute elevar mais ainda para 67 anos. “Há uma contradição entre desejo e realidade, e as pessoas estão começando a tomar consciência disso”, afirma. “Hoje, na média, o brasileiro se aposenta com 54 anos de idade, o que é uma idade extremamente baixa comparada com qualquer com qualquer métrica internacional", acrescenta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.