Fechar
GP1

Brasil

Datafolha diz que a minioria culpa vítima em caso de estupro

Pesquisa foi encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A pesquisa Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada nesta quarta-feira (21) aponta que um em cada três brasileiros acredita, que nos casos de estupro, a culpa é da mulher.

O levantamento aponta que 42% dos homens dizem que a violência sexual acontece porque a mulher não se dá ao respeito ou usa roupas provocativas. Isso também ocorre entre as mulheres, que são as que mais sofrem o crime: 32% delas concordam com a afirmação. Realizado pelo Instituto Datafolha, o levantamento entrevistou entre os dias 1º e 5º de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também aponta que 65% dos brasileiros temem sofrer algum tipo de violência sexual. Entre as mulheres esse índice sobre para 85%. O medo de ser estuprada também cresce de acordo com a região do país. No nordeste, o índice de mulheres que tem medo o crime cheda a 90%. Já no sul, o índice é de 78%.

Com base na idade dos entrevistados, o estudo mostra que os brasileiros com mais de 60 anos aparecem como os que mais tendem a culpas as vítimas. Enquanto 44% dos idosos afirmam que mulher com roupa curta não pode reclamar de estupro, somente 23% das pessoas entre 16 e 34 anos concordam com esse pensamento.

O estudo também faz um levantamento do nível educacional. Quase metade dos brasileiros (47%) que cursaram apenas o ensino fundamental colocam as vítimas como responsáveis pela violência sexual. Já entre os entrevistados com ensino superior, o índice não chega a 20%.

Ainda segundo o estudo, para a maioria da população brasileira, as leis nacionais protegem os estuprados. Parte dos brasileiros também questiona a atuação das políticas: 51% afirmam não acreditar que a Polícia Militar (PM) esteja preparada para atender mulheres vítimas de violência sexual e 42% pensam da mesma foram em relação a Polícia Civil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.