Fechar
GP1

Brasil

Operação da PF investiga fraudes em fundos de pensão

Foram expedidos 106 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão.

  • Foto: EstadãoPolicia FederalPolicia Federal

A Polícia Federal está nas ruas nesta segunda-feira (05) em uma operação que investiga irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do país, todos ligados a estatais.

Os desvios são estimados em pelo menos R$ 8 bilhões. De acordo com informações da Polícia Federal, ao todo, são cumpridos 106 mandados de busca e apreensão, 34 mandados de condução coercitiva e 7 mandados de prisão temporária. Os alvos são 74 pessoas e 38 empresas ou entidades.

Segundo o G1, os principais alvos da operação “Greenfield” são Funcef (fundo de pensão de funcionários da Caixa), a Petros (de trabalhadores da Petrobras), a Previ (de funcionários Banco do Brasil) e o Postalis (de trabalhadores dos Correios). A ação da PF conta com auxílio do Ministério Público Federal, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As investigações foram motivadas após a revelação da causa de déficits bilionários de fundos do tipo. "De dez casos, oito são relacionados a investimentos realizados de forma temerária ou fraudulenta pelos fundos de pensão, por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações)", disse a polícia. As ações ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e no Distrito Federal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.