Fechar
GP1

Brasil

Brasil cai três posições em ranking internacional de corrupção

Apesar da queda, a entidade considera a situação brasileira instável.

A ONG Transparência Internacional divulgou nesta quarta-feira (25), um ranking sobre a percepção da corrupção mundial. O Brasil aparece na 79ª colocação. Os dados são referentes a 2016, quando foram avaliados 176 países, contra 168 em 2015.

No levantamento de 2015, o Brasil aparecia na 76ª posição. Apesar da queda, a entidade considera estável a situação brasileira, já que desta vez mais países foram avaliados. Segundo informações da Veja, mais de dois terços dos países tiveram índice menor do que o ponto médio de uma escala de zero a cem. A média global é de 43. 

Para o representante da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, os casos de corrupção que vêm sendo revelados no Brasil tiveram influência na piora da percepção em relação ao país, mas já são reconhecidos no mundo os esforços do Brasil no combate à corrupção.

  • Foto: DivulgaçãoCorrupçãoCorrupção

“Isso acabou afetando a imagem e percepção do Brasil, o que é normal acontecer quando um país começa a desvendar esses grandes esquemas. Mas, ao mesmo tempo, pode ser um sinal de mudança, de que o País começou a confrontar o problema”, afirmou.

Pela quinta vez seguida, a Dinamarca lidera o ranking da Transparência Internacional. Nesta edição, o país aparece ao lado da Nova Zelândia no topo da lista. Ambos são seguidos por Suécia, Suíça, Noruega, Cingapura, Holanda, Canadá e Alemanha.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.