Fechar
GP1

Brasil

Dois candidatos saíram do Enem com caderno de provas sem permissão

Inep afirmou que os dois casos confirmados não configuram vazamento da prova, mas serão eliminados por descumprirem o edital.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou na tarde deste domingo (05), que duas pessoas inscritas na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saíram do local de provas com o caderno de questões antes do horário permitido.

Segundo o instituto, nenhum dos dois casos configuram vazamento da prova, mas descumprem as regras do Enem. De acordo com um comunicado da entidade, um dos casos aconteceu em um local de provas em Goiás e o candidato, que já foi identificado, foi retirado da sala de aula depois de um “surto” relacionado a uma das questões da prova.

  • Foto: DivulgaçãoEnemEnem

De acordo com informações do G1, o segundo caso ainda não foi identificado. A foto da folha de redação de uma prova circulou na tarde deste domingo em grupos do WhatsApp uma hora e meia antes do horário em que os candidatos poderiam sair do local de provas com o caderno.

O Inep afirmou que o caderno, da cor verde, é destinado aos candidatos surdos, e que 2.992 candidatos com deficiência auditiva teriam tido acesso a ele. "O participante está sendo identificado para adoção das providências cabíveis", afirmou o instituto sobre esse caso.

Veja a íntegra do comunicado:

"O Inep identificou junto aos consórcios aplicadores dois casos de participantes que saíram antes do horário permitido para levar o caderno de questões.

Um dos casos é o da imagem recebida pelo G1, com uma folha do Caderno 10 - Prova verde, página 18, destinado aos participantes surdos ou deficientes auditivos, que compreende 2.992 dos 6,7 milhão de inscritos. A prova iniciou às 13h30, sendo permitido ao participante levar o caderno de questões, meia hora antes do término do prazo regular, conforme item 17.1.24 do edital que regula o Exame. O participante está sendo identificado para adoção das providências cabíveis;

O outro caso foi em Senador Canedo GO. Por volta de 17h05, o candidato Wisses Bernardo Pinheiro de Souza surtou por conta de uma questão, queria que os aplicadores explicassem o quesito. Ao ser levado para a coordenação, insistiu na explicação. No momento que foi informado que seria eliminado fugiu com a prova e com o cartão resposta.

Os dois casos se configuram como descumprimento das regras do Edital e não caracterizam vazamento."

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.