Fechar
GP1

Brasil

PF acusa Lula e Dilma Rousseff de obstrução de Justiça

Segundo a PF, a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil feita por Dilma, no ano passado, foi uma tentativa de atrasar as investigações da Lava Jato.

Os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram acusados pelo crime de obstrução de Justiça pela Polícia Federal. Segundo o delegado Marlon Oliveira Cajado, a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, feita por Dilma, no ano passado, foi uma tentativa de atrasar as investigações da Lava Jato. O cargo daria ao ex-presidente foro privilegiado e forçaria a transferência das investigações da 13ª Vara Federal de Curitiba para o STF, em Brasília.

De acordo com o Extra, um relatório da PF foi enviado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. Marcelo recomenda no documento o envio dos autos para a Justiça Federal. Os ex-presidentes não têm mais direito a foro especial. O ex-ministro Aloizio Mercadante, também é acusado pelo delegado Cajado por obstrução de Justiça e tráfico de influência. O ex-ministro teria tentado remover o ex-senador Delcídio Amaral de um acordo de delação que negociou com a Procuradoria-Geral da República.

  • Foto: Estadão ConteúdoLula e DilmaLula e Dilma

Na semana passada, foram enviadas para Fachin, as conclusões sobre os dois casos. O ministro deverá pedir manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que irá decidir se apoia ou não as sugestões da polícia. Janot pode concordar com a remessa dos autos à Justiça Federal, pedir a prorrogação ou até mesmo o arquivamento das investigações.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.