Fechar
GP1

Brasil

Polícia Federal deflagra a 38ª fase da Operação Lava Jato

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e outros dois de prisão preventiva no Rio de Janeiro.

Policiais federais estão nas ruas desde as 6h desta sexta-feira (23), para cumprir mandados de prisão da 38ª fase da Operação Lava Jato. Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no Rio de Janeiro.

A operação, batizada de Blackout, tem como principal alvo a atuação de operadores financeiros identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras. De acordo com informações do G1, os operadores financeiros são Jorge Luz e Bruno Luz, investigados pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros.

  • Foto: UolPolícia FederalPolícia Federal

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, disse em um depoimentos de delação premiada que o senador Renan Calheiros, do PMDB, recebeu propina de dinheiro desviado da Petrobras através de Jorge Luz. “O Jorge Luz era um operador dos muitos que atuam na Petrobras. Eu conheci o Jorge Luz, inclusive nós trabalhamos, também faz parte de uma propina que eu recebi, que faz parte da minha colaboração na Argentina. E foi o operador que pagou os US$ 6 milhões, da comissão. Da propina da sonda Petrobras 10.000, foi o Jorge Luz encarregado de pagar ao senador Renan Calheiros”, disse.

Segundo a PF, o nome da operação é uma referência ao sobre nome dos dois operadores. "A simbologia do nome tem por objetivo demonstrar a interrupção definitiva da atuação destes investigados como representantes deste poderoso esquema de corrupção", disse a PF.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.