Fechar
GP1

Brasil

PF cumpre mandados contra cúpula dos transportes no Rio

Estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão contra suspeitos em esquema que teria movimentado R$ 200 milhões em propina.

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta segunda-feira (03), mais uma etapa da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, desta vez, focando na cúpula do transporte rodoviário do estado. Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão, dos nove que foram expedidos. Duas prisões foram confirmadas: de Lélis Teixeira, presidente da Fetransport, e de Rogério Onofre, ex-presidente do Detro.

Neste domingo (02), a força-tarefa da Lava Jato antecipou parte da operação e cumpriu o outro mandado de prisão, contra um dos maiores empresários do ramo de ônibus do Rio, Jacob Barata. Ele foi preso no Aeroporto Internacional Tom Jobim, ao tentar embarcar para Lisboa, em Portugal.

Por volta das 6h30, agentes da PF entraram no apartamento de Lélis Marcos Teixeira, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), na Lagoa, Zona Sul do Rio. Lélis já havia sido levado em condição coercitiva em outra operação da Lava Jato e desta vez tem um mandado de prisão cumprido contra ele. Até as 8h20, já preso, ele seguia em casa enquanto policiais buscavam documentos e outras provas.

Rogério Onofre, ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro), foi preso em Florianópolis.Agentes da PF também cumprem mandados de busca e apreensão na capital de Santa Catarina e no Leblon, na Zona Sul do Rio, em imóveis ligados a Onofre.

  • Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão ConteúdoPolícia FederalPolícia Federal

De acordo com informações do G1, pelo menos R$ 260 milhões foram rastreados em propina pagos pelos investigados a políticos do estado. Agentes também fazem buscas nas cidades de São Gonçalo e Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, e nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Grupo Guanabara

Jacob Barata fundou o grupo em 1968. Trata-se de um dos maiores conglomerados de empresas de transporte de passageiros do Brasil. Dentro do grupo existem mais de 20 empresas, distribuídas nos Estados do Rio, São Paulo, Minas, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí e Maranhão, e que fazem transporte urbano, intermunicipal e interestadual. Por dia, as empresas do grupo transportam, segundo o site oficial da Guanabara, mais de um milhão de passageiros, em uma frota de cerca de 6 mil ônibus.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.