Fechar
GP1

Brasil

Raquel Dodge recua e decide tomar posse na sede da PGR

Ela havia concordado em tomar posse no Palácio do Planalto, a pedido do presidente Michel Temer.

Depois de concordar em ser empossada como Procuradora-Geral da República em cerimônia no Palácio do Planalto a pedido de Temer, Raquel Dodge voltou atrás e anunciou que sua posse será no auditório da PGR, no dia 18 de setembro.

De acordo com informações do G1, a mudança de planos coincide com as críticas que Raquel Dodge tem recebido por ter ido a um encontro com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu, às 22h, sem que a reunião estivesse prevista na agenda do presidente. A PGR informou neste domingo, que o encontro estava na agenda de Dodge e que foi feito por ela para acertar detalhes de sua posse.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRaquel DodgeRaquel Dodge

Depois do encontro de Temer com Dodge, os assessores do presidente chegaram a inforar que a cerimônia de posse no Palácio do Planalto seria um gesto simbólico de reaproximação do Poder Executivo com o Ministério Público.

Veja a íntegra da nota divulgada pela PGR neste domingo:

"Nota de esclarecimento

Audiência da procuradora-geral da República nomeada com o presidente da República

O gabinete da Procuradora-Geral da República nomeada, Raquel Dodge, formalizou no dia 7 de agosto (às 15h43) o pedido de audiência com o presidente da República, Michel Temer. A solicitação foi feita por mensagem eletrônica enviada de e-mail da Procuradoria Geral da República para e-mail oficial da secretaria do Palácio do Planalto. A audiência foi confirmada entre as secretarias e sempre constou da agenda de Raquel Dodge.

Os fatos que motivaram a reunião são institucionais. O Presidente viajará aos Estados Unidos antes da data de abertura da Assembleia Geral da ONU, no dia 19 de setembro, tradicionalmente feita pelo Brasil. O mandato do atual PGR terminará no dia 17 de setembro. Com isso, caso a posse ocorresse apenas após a viagem presidencial, o Ministério Público da União (MPU) ficaria sem titular para o exercício de funções institucionais junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a partir do dia 18 de setembro.

A Presidência da República confirmou a audiência para o fim da tarde de terça-feira (8), no Palácio do Planalto. No decorrer daquela tarde, o gabinete de Raquel Dodge foi contatado pela secretaria da Presidência, informando atraso no horário da audiência, porque o Presidente da República ainda estava em viagem a São Paulo. No último contato, foi informado novo atraso e transferência do local da audiência para a residência oficial do Presidente.

Na audiência, a procuradora-geral da República nomeada Raquel Dodge fez ver ao Presidente as razões legais para manter a posse antes de sua viagem, como tratado no dia da nomeação. Também fez ver ao Presidente ser próprio e constitucionalmente adequado que a posse fosse dada na sede da Procuradoria Geral da República".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.