Fechar
GP1

Brasil

Operação da PF mira contrabando de equipamentos médicos

Estão sendo cumpridos mandados judiciais em 44 cidades de 18 estados e do DF.

A Polícia Federal (PF), cumpre na manhã desta quarta-feira (02), 62 mandados de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva em 44 municípios de 18 estados e do Distrito Federal. A operação batizada de Equipos investiga uma organização criminosa suspeita de contrabandear equipamentos de diagnóstico médico através da Aduana de Controle Integrado (ACI), em Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina.

De acordo com o G1, a PF informou que são estimados, apenas em tributos direitos, que a sonegação pode chegar a R$ 20 milhões. Os mandados são cumpridos por 250 policiais nos estados de Santa Cataria, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

  • Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão ConteúdoPolícia FederalPolícia Federal

Segundo a PF, estão sendo investigados empresários e pessoas jurídicas do ramo de exportação e importação, revendedores, clínicas, hospitais, despachante aduaneiro, além de um doleiro responsável pelo repasse de recursos ilícitos ao grupo. Um servidor da Receita Federal, Dionísio Cerqueira, também é apontado como integrante do grupo por receber propina em troca de facilitação da ação da quadrilha.

"Verificou-se que, entre 2011 e 2015, o grupo criminoso investigado introduziu de forma irregular no Brasil outras 12 cargas de equipamentos médicos, remetidas dos Estados Unidos ao nosso país, via trânsito aduaneiro através do Chile e da Argentina. Após a liberação pelas autoridades argentinas, as cargas desapareciam. Porém, notas fiscais emitidas pelo grupo comprovam que os equipamentos ingressaram no Brasil e foram revendidos para clínicas, hospitais e intermediários de diversas regiões do país", afirma a PF, em nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.