Fechar
GP1

Brasil

Intervenção no RJ terá tanques nas ruas e quase 30 mil militares

Agora as Forças Armadas assumem o comandado da secretaria de Segurança Pública, através do coronel Walter Souza Braga Netto.

O presidente Michel Temer (MDB) assinou o decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro e em entrevista coletiva concedida nessa sexta-feira (16), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que na intervenção serão usados tanques, serão feitos bloqueios em ruas, varreduras em presídios e cerca de 25 mil a 30 mil militares serão disponibilizados para atuar no estado.

A intervenção federal em um estado é a primeira que ocorre no país desde a Constituição de 1988. A onda de assaltos e violência durante o carnaval acabou embasando essa decisão. O ministro disse que será feito um cálculo para determinar a quantidade certa de militares necessários, mas agora as Forças Armadas assumem o comandado da secretaria de Segurança Pública, através do coronel Walter Souza Braga Netto.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMinistro da Defesa, Raul JungmannMinistro da Defesa, Raul Jungmann

O coronel terá a autonomia de admitir e afastar policiais e fazer as estratégias relacionadas à segurança, informou O Globo. O ministro Raul Jungmann afirmou que o presidente Michel Temer (MDB) prometeu liberar recursos financeiros para ajudar na intervenção.

O ministro negou a possibilidade de intervenção em outros estados e afirmou que no caso do Rio de Janeiro, o assunto já estava sendo cogitado há algum tempo devido à crescente violência que foi agravada com o carnaval.

  • Foto: Gilson Borba/Futura Press/Estadão ConteúdoExército nas ruas de Vitória, no Espírito SantoExército vai atuar no Rio de Janeiro
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.