Fechar
GP1

Brasil

Japonês da Federal tem pedido de aposentadoria especial concedido

Newton Ishii ganhou muito destaque na mídia e nas redes sociais por meio da Operação Lava Jato.

Foi divulgado Diário Oficial da União na segunda-feira (26) a aposentadoria especial voluntária concedida ao policial federal Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal", que tem 62 anos. Ele ganhava uma renumeração R$ 17.039,24 por mês.

A aposentadoria especial dos policiais é concedida quando há risco imediato para a integridade do servidor diante das suas funções. Não se sabe o que foi alegado pelo “japonês da Federal” para conseguir o benefício, mas ele teria mais de 30 anos de serviços prestados e até dezembro de 2017 ocupava a chefia do núcleo de operações da superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoNewton Ishii Newton Ishii

Ishii ganhou muito destaque na mídia e nas redes sociais por meio da Operação Lava Jato. Ele acabou ficando reconhecido porque ele estava presente nas prisões realizadas pela operação, sempre aparecendo em fotos lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos. Foi assim que ele ganhou o apelido “japonês da Federal” e a sua imagem também apareceu em vários memes, se tornando uma referência da Operação Lava Jato.

Prisão

Em 2009, Newton Ishii foi condenado por ajudar na entrada de contrabando no Brasil e chegou a ser preso em 2016, pela Operação Sucuri. Ele cumpriu pena em regime semiaberto, depois teve a pena reduzida pelo seu serviço realizado na PF e usou tornozeleira eletrônica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.