Fechar
GP1

Brasil

Sadia é investigada por omitir presença de salmonela nas carnes

Nesta segunda (5), o ex-presidente e o ex-vice-presidente da empresa foram presos pela PF.

A holding BRF, que detém dos direitos de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy está sendo investigada pela Polícia Federal por fraudar exames laboratoriais referentes à presença de contaminação pela bactéria Salmonella pullorum. Nesta segunda (5), o ex-presidente e o ex-vice-presidente da empresa foram presos pela PF. Outras nove pessoas também foram presas.

Modus Operandi

Segundo as investigações, as fraudes eram feitas em parceria com pelo menos cinco laboratórios credenciados ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento que modificavam planilhas para impedir que a pasta fiscalizasse os produtos e o processo industrial das empresas. A quantidade real de salmonela foi omitida em diversos casos entre 2012 e 2015.

Segundo o delegado Maurício Boscardi Grillo, da PF, até mesmo a ração dada aos frangos era objeto de fraude. “Existe um cronograma da operação que começa nas granjas dos cooperados da empresa, onde existe a contaminação. Passa-se então, para as plantas frigoríficas e depois para a análise laboratorial”, afirmou.

  • Foto: Reuters/Paulo WhitakerBRFBRF

Salmonela

Em nota o Ministério da Agricultura informou que existem mais de duas mil variedades de salmonela e apenas duas são preocupantes para saúde animal e duas para saúde pública e por esse motivo é importante a fiscalização do órgão.

Apesar das graves acusações, o coordenador-geral de Inspeção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Alexandre Campos da Silva entende que risco à saúde pública não está “devidamente configurado”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.