Fechar
GP1

Brasil

Termina hoje o prazo para regularizar o título eleitoral

O primeiro turno das eleições 2018 está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, se houver, será no dia 28 do mesmo mês.

Os eleitores brasileiros têm esta quarta-feira (9), para atualizar o título de eleitor. Os jovens que completarem 18 anos até as eleições, no dia 7 de outubro, também devem emitir o documento.

O primeiro turno das eleições 2018 está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, se houver, será no dia 28 do mesmo mês. Este ano, a biometria será obrigatória em 2.800 cidades. Por esse motivo, os eleitores devem se informar sobre a exigência em seu município e fazer o cadastramento biométrico. A regra vai também para as pessoas que mudarem de cidade.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Título de Eleitor Título de Eleitor

O cidadão que ainda não cadastrar a biometria ou não atualizar os dados eleitorais até hoje pode ter o registro eleitoral cancelado. Sem o título de eleitor, o cidadão fica impedido de votar, emitir passaporte, se inscrever em concursos, pedir empréstimo e até se matricular em uma instituição pública.

Nome social

Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu que eleitores trans podem usar o nome social nas urnas. Até a próxima quarta, é possível pedir que o nome de registro seja substituído no título pelo nome social, basta procurar um cartório.

Via digital

Este ano, o eleitor também tem acesso a uma via digital do título eleitoral por meio de um aplicativo da Justiça Eleitoral. O aplicativo está disponível nos aparelhos Android e iOs e nele é possível ver a seção e a zona eleitoral, bem como a situação biométrica, a situação eleitoral e a quitação eleitoral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.