Fechar
GP1

Brasil

Projeto de alunas do SESI Piauí é apresentado na Febrace 2019

A Febrace é a maior mostra de projetos de Ciências e Engenharia do País.

“Cadeira Tour” - uma proposta para contribuir com a acessibilidade, concebida pelas alunas da Escola do SESI Conselheiro Saraiva, de Teresina, Amanda Beatriz Ramos Lima, Ana Karoline Pereira da Silva, e Lívia Eduarda Ferreira da Silvaesteve entre os 332 projetos de estudantes de todo o País apresentados na 17ª edição da Febrace, realizada entre os dias 19 e 21 de março de 2019, na cidade de São Paulo.

A Febrace é a maior mostra de projetos de Ciências e Engenharia do País. A iniciativa das estudantes do SESI Piauí, visa garantir aos portadores de alguma deficiência física ou com mobilidade reduzida, acesso a locais que dificultam sua locomoção.

  • Foto: Divulgação/AscomFebrace 2019Febrace 2019

A proposta tem ainda o intuito de desenvolver um protótipo que trouxesse ao usuário de cadeira de rodas uma maior facilidade em seu deslocamento. O protótipo desenvolvido pelas alunas apresenta três botões, que servirão para acionar os comandos necessários de como chegar próximo a um local de nível mais elevado.

“A pessoa com deficiência física ou com mobilidade reduzida, irá acionar um primeiro botão, que permitirá a roda central abaixar, logo dando suspensão as rodas dianteiras; um segundo botão é acionado permitindo um deslocamento para frente para se encaixar no obstáculo. Em seguida um último botão irá subir a roda central e continuará seu percurso”, explica a aluna Ana Karoline.

“O projeto ainda está em desenvolvimento, onde mais testes serão realizados numa cadeira real. Porém, por meio do já verificado acredita-se que a construção de uma cadeira de rodas baseada na estrutura do protótipo sugerido, permitirá uma melhor forma de garantir a acessibilidade”, ressalta outra participante da equipe, a estudante Amanda Beatriz.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.