Fechar
GP1

Brasil

Escritor Olavo de Carvalho morre aos 74 anos nos Estados Unidos

A família do escritor informou que ele faleceu na região de Richmond, na Virgínia, nos Estados Unidos.

O escritor Olavo de Carvalho morreu na noite de segunda-feira, 24, aos 74 anos. A notícia foi divulgada pela família em seu perfil oficial nas redes sociais.

Na publicação, a família de Carvalho informou que ele faleceu na região de Richmond, na Virgínia, nos Estados Unidos, onde estava hospitalizado. A causa da morte ainda não foi divulgada. No dia 15 de janeiro, a equipe do escritor anunciou que ele foi diagnosticado com covid-19.

"O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor", finaliza a nota.

Natural de Campinas (SP), Olavo Luiz Pimentel de Carvalho ganhou projeção ao publicar vídeos e livros rejeitando veementemente pautas associadas às militâncias de esquerda, o que o fez se tornar um "guru" do conservadorismo e da nova direita nas redes. Ele, que intitulava a si mesmo como professor de filosofia, foi um dos grandes aliados ideológicos do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 e ganhou elogios públicos do chefe do Executivo no início de seu mandato.

O escritor era considerado um dos principais promotores do debate que deu força ao bolsonarismo na internet. Em suas publicações, Olavo criticava o "politicamente correto" e dava projeção às bandeiras levantadas por Bolsonaro durante a campanha. Antes de ter contato com o então candidato à Presidência, o autoproclamado filósofo tinha o apreço dos três filhos políticos do chefe do Executivo, que acompanhavam seus vídeos e o chamavam "professor Olavo". O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) chegou a divulgar um dos livros do escritor enquanto discursava no plenário da Câmara.

Histórico de saúde

Entre julho e agosto do ano passado, Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência. Em abril do mesmo ano, o escritor foi internado nos Estados Unidos, onde mora desde 2005, para tratar problemas respiratórios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.