Fechar
GP1

Brasil

Haddad defende novo mecanismo no lugar do teto de gastos

O petista pretende implementar a nova medida por meio de lei complementar no incío de 2023.

Em entrevista à GloboNews, nessa quarta-feira (14), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a substituição do teto de gastos por um nova medida de austeridade fiscal, sem especificar qual. Segundo ele, o “tetos de gastos não é sustentável”.

O petista defende uma nova forma de fiscalização fiscal que deve ser feita por meio de lei complementar. A expectativa é que essa medida seja colocada no começo de 2023.

Foto: Lucas Dias/GP1Fernando Haddad
Fernando Haddad

Ao afirmar que o teto não é sustentável, Haddad também prometeu destravar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) como meios de investimentos, outra prioridade do futuro governo. As ações envolvendo as PPPs devem contar com a ajuda do secretário-executivo do futuro ministério, Gabriel Galípolo.

Haddad negou a possibilidade de excluir o teto de gastos, segundo ele, tal ação significaria um “rompimento com a responsabilidade fiscal”. “Há maneiras mais inteligentes, na minha opinião, de fazer. Isso significa rompimento com a responsabilidade fiscal? De maneira nenhuma. Significa mostrar para o país que é possível um desenho mais confiável de longo prazo”, declarou.

Ainda na entrevista, o petista defendeu que a nova âncora fiscal transformaria o Brasil em um “Estado forte”. “Estado forte é aquele que paga contas, gasta em Educação e Saúde, faz ferrovias, transposição do Rio São Francisco, que aguenta choques externos”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.