Fechar
GP1

Brasil

Programa Busca Ativa iniciou mais de 60 processos de adoção em 2022

Foram encaminhados ao novo mecanismo dados de 951 das mais de quatro mil crianças hoje aptas à adoção.

De acordo com o programa Busca Ativa, desde agosto de 2022 pelo menos 62 crianças e adolescentes foram iniciados no processo de adoção no Brasil.

A Busca Ativa é um programa social novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ajudar na adoção de crianças e adolescentes que estão fora do perfil procurado pelos mais de 30 mil pretendentes registrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Esse mecanismo já era utilizado em escala estadual, em que disponibiliza informações, fotos e vídeos de crianças e jovens que ainda não foram adotados. Assim, essa plataforma possibilita os pais-pretendentes visualizarem crianças além do que já era desejado por eles.

Mecanismo

Até agora, foram encaminhados para o novo mecanismo dados de 951 das mais de quatro mil crianças hoje aptas à adoção. No entanto, uma das exigências para as famílias interessadas é que as crianças menores sejam adotadas junto com os irmãos. Dos 62 jovens em processo de adoção, por meio da Busca Ativa, 45 têm pelo menos um irmão. Além disso, 17 deles têm mais de 12 anos.

Desde 2019, quando os dados do Cadastro Nacional foram compilados no Sistema Nacional, 15% dos 13 mil adotados desde então tinham mais de 12 anos. Atualmente, apenas 355 famílias aceitam adolescentes nessa faixa etária.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.