Fechar
GP1

Brasil

STF proíbe reeleições ilimitadas para presidência de assembleias legislativas

Com o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal, fica autorizada somente uma reeleição.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou nesta quarta-feira (7) a proibição de reeleições ilimitadas para as mesas diretoras de assembleias legislativas. Com isso, fica autorizada somente uma reeleição.

Os ministros decidiram estipular um prazo para o cumprimento da decisão, assim, ficou definido que as composições das mesas diretoras feitas antes de janeiro e 2021 não serão afetadas pela decisão.

O caso começou a ser analisado em março deste ano, e chegou à Corte Suprema através de ações protocoladas por partidos políticos e pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Como exemplo, foram citados casos de deputados estaduais que chegaram a ser reeleitos por até cinco vezes para a presidência do poder legislativo.

O precedente para a posição do STF foi uma decisão da Corte que, em dezembro de 2020, vetou a recondução de presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado dentro da mesma legislatura.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.