Fechar
GP1

Brasil

Temporal no Rio deixa 1 morto; Angra tem 11 desaparecidos

Segundo o Corpo de Bombeiros, o óbito foi registrado em Mesquita, região metropolitana da capital.

As fortes chuvas no Rio de Janeiro deixaram pelo menos um morto em Mesquita, na região metropolitana da capital fluminense, informou o Corpo de Bombeiros neste sábado, 2. Em Angra dos Reis, deslizamentos de terra atingiram ao menos quatro casas e cinco moradores foram resgatados pela Defesa Civil. Há ainda 11 desaparecidos, conforme relatos de parente a agentes da prefeitura da cidade.

Segundo a administração de Angra dos Reis, o município registrou volume recorde de chuvas nas últimas 48 horas: quase 700 milímetros no continente e 600 mm na Ilha Grande. Todas as 28 sirenes do sistema de alerta em áreas de risco soaram durante a madrugada deste sábado. Moradores são orientados a ficar em casa e sair só em caso de alerta de risco de deslizamento ou alagamento. Pelo menos 13 pessoas ficaram desalojadas e precisaram ser acolhidas em abrigos montados pela prefeitura.

Houve deslizamentos de encostas em vários pontos, o que interrompeu a circulação de ônibus que ligam o centro de Angra aos bairros de Jacuecanga, Monsuaba, Ponta Leste e Conceição de Jacareí, a pedido da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana. Outra linhas operavam com restrições nesta manhã.

A Polícia Rodoviária Federal informou que a Rodovia Rio-Santos, BR-101, amanheceu ainda sob chuva intensa, com vários pontos de interdição, parcial e total, por causa de deslizamentos e alagamentos. O trânsito foi totalmente interrompido em ao menos oito trechos da BR-101, entre os quilômetros 446 e 599.

Em Angra, havia dois pontos de interdição por queda de árvore e barreira. Em Paraty, a interrupção era na altura do km 529 e em Mangaratiba, havia quatro pontos de interdição. A PRF informou que havia ainda diversos outros pontos de interdição parcial ainda não mapeados "devido à impossibilidade de acesso".

Segundo informações do Alerta Rio, há previsão de chuva fraca nas próximas horas no entorno da cidade, principalmente na região costeira. A cidade estava em estágio de alerta desde o fim da noite de sexta-feira, 1º, por causa do temporal. Cerca de 57 sirenes foram acionadas em 31 comunidades, de acordo com o Centro de Operações Rio.

Apesar do alerta, os órgãos orientam que a população pode seguir a rotina normalmente. No entanto, pede atenção aos moradores das regiões mais afetadas para ficar atentos às atualizações dos canais de comunicação, além de se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS.

Conforme o Centro de Operações do Rio, entre 8h e 8h15, houve registro de chuva moderada em Sepetiba. Já a chuva fraca foi acompanhada na Barra, Centro, Recreio dos Bandeirantes e Avenida Brasil.

Em sua conta oficial do Twitter, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) compartilhou um vídeo apontando algumas regiões que ainda precisam de atenção redobrada. “Meu pedido para vocês é: fiquem atentos, se puderem evitar fazer deslocamento desnecessário, a gente agradece”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.