Fechar
GP1

Brasil

Brasil quer coração de Dom Pedro I para celebrar 200 anos da independência

Autoridades portuguesas dizem que seria interessante ceder coração mumificado temporariamente.

O Governo do Brasil deseja contar com um empréstimo temporário do coração mumificado de Dom Pedro I, para a comemoração do bicentenário da independência do país, na expectativa de que será possível trazê-lo de Portugal.

A informação foi revelada à imprensa lusitana pelo diplomata George Prata, coordenador adjunto das atividades culturais da comemoração. Prata explicou que fez a proposta às autoridades portugueses durante visita ao país europeu, em fevereiro deste ano.

Foto: Reprodução/ Venerável Irmandade Ordem da LapaRecipiente com coração de Dom Pedro
Recipiente com coração de Dom Pedro

Contudo, o ex-embaixador do Brasil em Oslo admitiu que não houve uma solicitação formal de Brasília ao governo português, pois não estão garantidas as condições do eventual traslado do coração de Dom Pedro, que está conservado no formol na igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto.

Embora ainda esteja pendente uma avaliação técnica, as autoridades portuguesas receberam o pedido "com interesse", afirmou Prata. "Se não representa riscos, seria interessante ceder o coração temporariamente", afirmou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações ao jornal local "Expresso".

Os restos mortais de Dom Pedro, que em Portugal é conhecido como Dom Pedro IV, foram transferidos para São Paulo, com exceção do coração, e sepultados no Monumento à Independência, em São Paulo, em 1972.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.