Fechar
GP1

Brasil

Folha de S. Paulo desmente a própria agência de checagem

Agência Lupa afirmou que a inflação no Brasil era maior que a da Argentina e depois se autodesmentiu.

A Folha de S. Paulo desmentiu a própria agência de checagem, a Lupa, ao analisar frases do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o podcast Cara a Tapa. A gafe aconteceu quando a agência afirmou, erroneamente, que a inflação do Brasil é maior que a da Argentina, presidida pelo peronista Alberto Fernandez.

“No Brasil, o IPCA acumula alta de 10,07% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE. Ou seja, a inflação mensal na Argentina está em 7,4%, enquanto a brasileira está em 10,07%, índice 36% maior do que o argentino”, publicou a Lupa.

Foto: ReproduçãoAgência Lupa
Agência Lupa

No entanto, a economia brasileira registrou deflação de quase 0,70% em julho, enquanto a Argentina está com 7,4% de inflação. Após o erro, a agência publicou um post em seguida tentando justificar o erro.

“A comparação das inflações mensal da Argentina e anual do Brasil foi feita por Bolsonaro. A Lupa mostrou os índices (julho Arg: 7,4%; últimos 12 meses BR: 10,07%), indicando que a frase foi exagerada. A inflação anual é maior na Argentina (de 71%), como explicado na checagem”, justificou a agência.

Apesar da tentativa de justificativa, o post que contém a primeira desinformação, publicado no domingo (14), ainda não foi apagado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.