Fechar
GP1

Brasil

Moro chama de ‘abusiva’ busca em sua casa para apreensão

‘Se confirmada, é mera irregularidade’, diz ex-juiz sobre ‘inobservância à legislação eleitoral’.

O ex-juiz Sérgio Moro, candidato ao Senado pelo Paraná, classificou como ‘medida abusiva’ e ‘tentativa de intimidação’ a busca feita pela Justiça Eleitoral do Paraná neste sábado, 3, em seu apartamento, para apreensão de material de campanha. A decisão atendeu um pedido da Federação Brasil da Esperança no Paraná, criada a partir da fusão do PT, PCdoB e PV.

O motivo da diligência, determinada pela juíza Melissa de Azevedo Olivas, auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), envolve a proporção entre o tamanho do nome do candidato e de seus suplentes no material de campanha. Segundo a magistrada, ele está em desacordo com a legislação eleitoral.

“Se confirmado, é uma mera irregularidade. Tamanho de letra em material de campanha. Nada justificava uma busca, requerer uma busca na residência. Essa é tentativa de intimidação”, afirmou Moro ao Estadão.

O candidato entende ainda que houve ‘divulgação sensacionalista’ do episódio, ‘como se fosse uma investigação criminal’. “É lamentável que um partido envolvido em tantos escândalos de corrupção queria intimidar as pessoas que combateram seus crimes no passado”, afirma, em referência ao PT.

Segundo o ex-juiz, sua filha estava presente em seu apartamento quando foram apreendidos ‘santinhos’ da campanha. Moro e a mulher, Rosângela, não estavam em casa. O imóvel foi declarado como comitê eleitoral. “Foi realizada essa busca na minha residência, com a minha família presente, por material de campanha, algo absolutamente inapropriado”, disse.

O ex-juiz informou que os advogados da campanha já entraram com pedido de reconsideração da decisão da Justiça Eleitoral paranaense, para reaver o material apreendido e ainda derrubar a ordem de retirada de uma série de posts das redes sociais.

Moro diz que está ‘tranquilo’ e que a campanha ‘não vislumbra’ a irregularidade apontada Federação Brasil da Esperança no Paraná. Como mostrou o Estadão, a expectativa é que novas buscas sejam solicitadas pelo grupo, em gráficas e em outros pontos de apoio usados pela campanha de Moro.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO LUIZ FERNANDO PECCININ, QUE REPRESENTA A FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA NO PARANÁ

“Enquanto candidato o sr. Sérgio moro não está acima da lei. Ele deveria ser o primeiro a dar o exemplo de cumprir a lei. O que a lei estabelece é muito objetivo e é o que a decisão da juíza Melissa reconheceu de uma forma muito clara. Ele não está cumprindo a lei da sua propaganda eleitoral. E sobre a medida ser cumprida na casa dele, ele deve ser questionado. Porque ele informou esse endereço como comitê central de campanha no seu registro de candidatura. Se ele indicou para a Justiça Eleitoral publicamente que isso era sede do seu comitê então sim, a sua casa tem que ser fiscalizada como comitê, como ele próprio indicou”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.