Fechar
GP1

Brasil

Governo Lula critica foto polêmica da Folha de S. Paulo

Usando a técnica de exposição múltipla, a imagem mostra Lula sorrindo atrás de um vidro trincado.

A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal publicou nessa quinta-feira (19), nota de repúdio contra uma foto do presidente Lula (PT) publicada na Folha de São Paulo. A fotografia de autoria da jornalista Gabriela Biló gerou polêmica nas redes sociais. A imagem ilustrou a matéria sobre militares no Planalto, que foi capa do jornal.

A foto em questão, mostra a imagem de Lula sorrindo atrás de um vidro trincado, o que a Secom classificou como uma imagem “não jornalística, sugerindo violência contra o Presidente da República”. Em nota, a Secretaria também afirmou que a foto não passa de uma montagem.

Foto: Reprodução/redes sociaisImagem da capa da Folha de São Paulo dividiu opiniões nas redes sociais
Imagem da capa da Folha de São Paulo dividiu opiniões nas redes sociais

Encarando o Palácio do Planalto totalmente vandalizado, Gabriela pensou na técnica para criar uma única imagem através da combinação de duas fotografias tiradas por ela. A primeira seria do vidro estilhaçado do Palácio, e a segunda, a imagem de Lula. Essa junção das duas imagens resultou em uma polêmica.

Biló explicou que a técnica usada por ela é chamada de exposição múltipla. Ela respondeu à nota através de uma publicação da Folha de São Paulo. “Como autora da foto, não vou dizer o que as pessoas têm que sentir, respeito como a foto chegou a quem viu violência. Mas a verdade não é uma só. Como a autora da foto, aceita as críticas. Ninguém é obrigado a ver o mundo da mesma forma que eu”, escreveu Gabriela na publicação.

Confira a nota da Secom na íntegra

“É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido.

Secretaria de Comunicação Social Presidência da República.”

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.