Fechar
GP1

Brasil

Wellington Dias afirma que 570 crianças yanomamis morreram de fome

Ele está visitando a tribo junto com o presidente Lula e elencou providências que estão sendo adotadas.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), está visitando a tribo indígena Yanomami em Roraima, neste sábado (21), e denunciou que 570 crianças yanomami morreram de fome devido a crise humanitária e sanitária que estão enfrentando. Dias ainda anunciou providências que estão sendo adotadas.

As declarações do ministro piauiense foram à público por meio de postagens feitas em seu perfil no Twitter, onde Wellington Dias relatou a situação da tribo Yanomami. "O relato dos Yanomami é assustador. Foram quatro anos de total descaso e negligência. 570 crianças menores de 5 anos morreram por causa evitáveis. Já é determinação do presidente Lula que não se espere nem mais um minuto", escreveu.

Em seguida, Dias afirmou que ele e os outros ministros só deixarão o local ao encontrarem uma solução para a crise humanitária dos Yanomami. Além dele, estão presentes a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Entre as providências anunciadas pelo ministro Wellington Dias, estão o envio imediato de mais de mil cestas básicas e suplementos alimentares para crianças de várias idades, além da permanência de profissionais da Força Nacional do SUS.

Visita de Lula e ministros para Roraima

O presidente Lula viajou para Roraima neste sábado (21), acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias.

A visita visa fiscalizar a situação de desnutrição de crianças da comunidade no estado e elaborar um plano de ação para erradicar o problema. Durante a visita, ele deve anunciar um hospital de campanha em Boa Vista. O Governo Federal pretende atender os indígenas que já estão na capital e, logo após, transportar outros entre a terra Yanomami e Boa Vista para que sejam examinados e tratados.

Integrar a comitiva também: o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno; a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.