Fechar
GP1

Brasil

TSE promete abrir código-fonte das urnas eletrônicas nesta semana

A sessão acontece nesta quarta-feira (04), e será conduzida pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

O processo de preparação para as eleições 2024 começa nesta quarta-feira (04), com a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas para inspeção pelas entidades fiscalizadoras. O ato começa às 10 horas, e será conduzido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

A abertura do código-fonte é um processo comum para preparação dos aparelhos que serão utilizados no próximo pleito, e é realizado pela Justiça Eleitoral sempre um ano antes de cada eleição. A sessão de abertura do código-fonte também será transmitida pelo canal do TSE no Youtube.

Depois de ser aberto, o código-fonte fica disponível no TSE até o momento da lacração das urnas, que ocorre apenas um mês antes das eleições. Com agendamento prévio, as instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e sociedade civil podem participar da inspeção do código.

Segundo o TSE, as entidades fiscalizadoras devem, quando achar necessário, solicitar esclarecimentos acerca de eventuais inconformidades encontradas, para que sejam corrigidas. Essas alterações também ficam disponíveis para verificação.

Confira os sistemas disponíveis para verificação da sociedade

-Sistema operacional;

-Bibliotecas;

-Programas de criptografia e respectivos compiladores;

-Sistemas utilizados na geração de mídias;

-Sistemas utilizados na transmissão, no recebimento e gerenciamento dos arquivos de totalização;

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.