Fechar
GP1

Brasil

Sem citar Milei, Lula deseja boa sorte ao novo Governo da Argentina

O presidente do Brasil ainda disse que "a democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada".

Sem citar o nome do candidato eleito a presidente da Argentina, Javier Milei, na noite deste domingo (19), o presidente do Brasil, Lula, desejou "boa sorte ao novo governo" e afirmou que "a democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada".

"Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", escreveu o presidente brasileiro no X.

Em seguida, Lula disse que a Argentina é um país que merece respeito e que o Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto. "Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", declarou.

Eleição

Antes mesmo da divulgação da votação nas urnas, Milei foi reconhecido como novo presidente da Argentina pelo seu concorrente, Sergio Massa, atual ministro da Economia.

Quem é Javier Milei

Nascido em 22 de outubro de 1970, em Buenos Aires, Milei é formado em economia pela Universidade de Belgrano e atuou como professor de ensino superior. Ele entrou na política há dois anos após se tornar um famoso comentarista econômico na TV e entrou na corrida presidencial se definindo como um “libertário e anarcocapitalista”.

Em 2021, Milei criou a coalizão La Libertad Avanza, que conquistou cinco cadeiras na Câmara nas eleições legislativas. Nesse ano, ele também foi eleito deputado federal, com um discurso fortemente conservador.

O economista é aliado do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, ele é um crítico ferrenho do atual presidente brasileiro, Lula, e já chamou o petista de “presidiário, corrupto e ladrão”.

As principais propostas de Milei dizem respeito à crise econômica na Argentina. Ele propõe fechar o Banco Central e dolarizar a economia do país. Outros planos do novo presidente são a facilitação do porte de armas da população e reformular a legislação penitenciária.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.