Fechar
GP1

Brasil

Levantamento mostra que 12 ministros de Lula enfrentam processos

Os processos vão de sentença de prisão a cobranças por dívidas e IPTU atrasado.

Um levantamento publicado na manhã desta segunda-feira (06) pelo site Poder360 aponta que mais de 10 ministros do Governo Lula (PT), enfrentam processos na Justiça. Os processos vão de sentença de prisão a cobranças por dívidas e IPTU atrasado.

Os processos foram buscados no Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunais regionais federais e tribunais de justiça estaduais. Ao todo, 435 documentos anexados a ações foram analisados.

Foto: Ricardo StuckertLula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023
Lula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023

Já possuem condenação

A ministra do Esporte, Ana Moser consta ações de execução fiscal de dívidas nos municípios de Guarujá (SP) e São Sebastião (SP). Em nota, a assessoria informou que os processos dizem respeito a parcelamento de dívida de IPTU. “As tratativas para pagamento já estão sendo feitas pela ministra Ana Moser”.

Os ministros Waldez Goés (Integração Nacional), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Luiz Marinho (Trabalho) possuem condenações, sendo o primeiro condenado por peculato e os dois últimos por improbidade. Segundo a assessoria de Goés, que foi condenador por desviar recursos do Amapá, informa que o STJ reconheceu que não houve valor desviado em favor dele ou de terceiros.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho é processado por nepotismo cruzado, pois nomeou a filha do prefeito de Santo André para cargo na prefeitura de São Bernardo do Campo, em troca da nomeação da sua cunhada no município de Santo André. A defesa de Marinho entrou com recurso contra a decisão.

Luciana Santos, da Ciência e Teconologia já possui uma condenação, o processo envolve a contratação de serviços enquanto era prefeita de Olinda, tanto sobre aluguel de veículos para a Secretaria da Saúde, quanto para a iluminação pública do município. A cidade também entrou com ação por falta de comprovação de Luciana na aplicação de recursos de um convênio do FNDE. Por último, ela também é acusada de usar a aeronave oficial quando era governadora de Pernambuco. A assessoria da ministra questiona que as ações e que a condenação foi injusta.

Foto: Divulgação governo/Sergio LimaWaldez Goés, Luciana Santos e Luiz Marinho já possuem condenações
Waldez Goés, Luciana Santos e Luiz Marinho já possuem condenações

Principais nomes do Governo Lula

Flávio Dino, ministro da Justiça, é processado pelo ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, por danos ao Erário e à violação à Lei de Licitações. Segundo Murad, Dino usou a verba destinada para as obras do Hospital de Alta Complexidade Doutor Carlos Macieira e colocado no Hospital do Servidor. A assessoria informou que os requisitos legais foram cumpridos e nenhuma prova de irregularidade foi apresentada.

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, é processado pelo deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) por nepotismo. Segundo a ação, quando Rafael Fonteles era secretário de Fazenda do Piauí ele indicou o sogro, Francisco da Costa Araújo Filho, para coordenar o programa Pro-Piauí em Picos. Wellington Dias é citado por ser o governador na época. A ação ainda não foi finalizada, mas Dias e Fonteles obtiveram sentença favorável em primeira instância.

Além dos casos acima, mais 7 ministros enfretam processos na Justiça.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.