Fechar
GP1

Brasil

PSOL apresenta projeto para revogar independência do Banco Central

“Campos Neto é um infiltrado no governo Lula, um infiltrado do ex-ministro Paulo Guedes", disse Boulos.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentou, nesta terça-feira (07), projeto de lei que prevê a revogação da autonomia do Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto, que tem sido alvo de ataques do pelos partidos de esquerda que formam o Governo Lula.

Além do projeto de lei para revogar a independência da instituição, o PSOL também pretende convidar o presidente do BC para ir até a Câmara dos Deputados explicar a política de juros adotada pela instituição nos últimos anos. “Campos Neto é um infiltrado no governo Lula, um infiltrado do ex-ministro Paulo Guedes, um infiltrado do Bolsonaro”, disse Guilherme Boulos, líder do partido na Câmara.

O projeto ainda tem que passar pelas comissões e posteriormente ir a votação em plenário, tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado Federal. O PL prevê a abolição do mandato fixo de quatro anos do presidente do BC e de oito anos para diretores da instituição, que foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 179, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2021.

Consta ainda no projeto que o Executivo crie um “Observatório de política monetária” para avaliar o cumprimento dos “objetivos fundamentais do Banco Central estabelecidos por lei”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.