Fechar
GP1

Brasil

Brasileiros poderão obter residência em Portugal pela internet

O novo método de solicitação começa a valer nesta segunda-feira (12), no site do governo português.

A partir desta segunda-feira (13), os brasileiros que vivem em Portugal podem solicitar autorização de residência de forma on-line através do site do governo português. O novo método de solicitação foi divulgado na última sexta-feira (10).

O documento de autorização feito de forma virtual será liberado em até 72 horas. A medida faz parte de um acordo entre os países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), formada por países como Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O processo visa dar celeridade aos mais de 150 mil processos de autorização de residência de cidadãos de estados-membros da CPLP pendentes. Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o número de brasileiros correspondentes a esse número é de 60%.

Em junho do ano passado, Portugal anunciou um novo visto que facilitaria a entrada de cidadãos de países integrantes da CPLP que desejam buscar emprego no país. A priori, para conseguir o visto de trabalho era necessário já ter um contrato assinado, porém com a nova mudança isso não seria mais necessário.

Além disso, os brasileiros também podem fazer cursos de longa duração em Portugal, como graduações e mestrados, através de um visto de estudo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.