Fechar
GP1

Brasil

Ministro Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria do STF

Ele vai se aposentar da Corte Suprema no dia 11 de abril, um mês antes de completar 75 anos.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (30) que irá se aposentar no dia 11 de abril, um mês antes de completar 75 anos, idade na qual, por lei, os ministros devem deixar a Corte Suprema.

Lewandowski fez o anúncio da antecipação da aposentadoria durante entrevista coletiva após sessão do STF. "Acabo de entregar à presidente do STF, ministra Rosa Weber, um ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente da República o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado em cerca de 30 dias", afirmou Lewandowski.

Em seu pronunciamento, ele afirmou que antecipou a saída devido a compromissos acadêmicos. "Pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Essa antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Encerro agora um ciclo da minha vida e inicio um novo", disse o ministro.

Com a aposentadoria de Lewandowski, abre-se uma vaga no tribunal, e caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer a indicação para a Corte.

Perfil

Ricardo Lewandowski foi indicado ao STF pelo presidente Lula em seu primeiro mandato, no ano de 2006. Antes de ingressar na Corte Suprema, ele foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal da Vara Criminal do estado, antes de.

O ministro presidiu o STF de 2014 a 2016. Ele também foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2010.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.