Fechar
GP1

Brasil

Ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino morre aos 63 anos

Ele estava internando em tratamento contra um câncer. O local do enterro não foi divulgado.

Morreu, na tarde deste sábado (08), aos 63 anos, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em tratamento contra um câncer em estágio avançado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STJ.

Conforme o comunicado, o velório do ministro acontecerá neste domingo (09), a partir das 10h, na capela do Cemitério São José, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, localizado na Avenida Oscar Pereira, 584, bairro Azenha.

Na segunda-feira (10), o velório prosseguirá a partir das 7h30, no auditório do Crematório Metropolitano. A cerimônia de despedida está prevista para às 15h. O local do enterro não foi divulgado.

Foto: Divulgação / Gustavo Lima - STJPaulo de Tarso Sanseverino foi promotor, juiz e desembargador do TJRS até ser nomeado para o STJ
Paulo de Tarso Sanseverino foi promotor, juiz e desembargador do TJRS até ser nomeado para o STJ

“A Justiça brasileira perde um de seus mais brilhantes e dedicados operadores”, afirmou a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Segundo ela, Sanseverino “teve uma carreira admirável, e seu legado como jurista, magistrado e professor é uma inspiração. Ele deixa um exemplo de integridade, de amor à família, de amizade, de seriedade profissional e de preocupação verdadeira com a justiça em seu sentido mais profundo”.

O ministro deixa a esposa, Maria do Carmo Stenzel Sanseverino, e dois filhos, Luiza e Gustavo.

Repercurssão

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou “imenso pesar pelo falecimento” de Sanseverino. “Foi um magistrado com postura exemplar por todas as instâncias e por todos os tribunais nos quais exerceu a jurisdição. Desejo conforto aos familiares e aos amigos”, escreveu.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que Sanseverino era um “brilhante magistrado e um exímio estudioso do arcabouço jurídico”.

Já o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também lamentou a morte de Sanseverino. “O querido colega, que há mais de 12 anos atuou de forma brilhante no Superior Tribunal de Justiça, compartilhou conosco muitas de suas virtudes, como a retidão, empatia e extremo zelo pelo país. A Justiça brasileira é testemunha da competência e grandiosidade do nosso colega Paulo de Tarso Sanseverino”, afirmou.

Quem foi o ministro Sanseverino?

Sanseverino era doutor e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sanseverino se tornou ministro do STJ em 2010, por indicação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir de 2021, passou a atuar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como ministro substituto.

Como membro da 3ª turma e da 2ª seção, Sanseverino era conhecido por seus votos sensíveis e sua atuação extremamente gentil. Na Corte eleitoral, relatou e participou de julgamentos sobre o pleito presidencial de 2022, como pedidos de direito de resposta na televisão e de suspensão de propagandas.

Antes de integrar o STJ, o magistrado foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juiz e promotor de Justiça no Rio Grande do Sul.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.