Fechar
GP1

Brasil

Governador aliado de Lula defende exploração de petróleo no Rio Amazonas

Helder Barbalho afirmou que o presidente Lula está considerando a ideia e mediando as tratativas.

O governador do Pará, Helder Barbalho, aliado do presidente Lula, manifestou apoio à exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas durante um evento com empresários em São Paulo, realizado nesta segunda-feira (15).

Helder Barbalho afirmou que conversou com Lula sobre a possibilidade de explorar petróleo na foz do rio e destacou que o presidente está considerando a ideia. A tratativa está sendo conduzida pelo Ministério de Minas e Energia, mas enfrenta forte resistência do Ministério do Meio Ambiente, liderado por Marina Silva, de acordo com informações do jornal O Globo.

O governador paraense argumentou que a exploração de petróleo na área poderia ser uma oportunidade para a economia local, desde que haja uma "compatibilização ambiental". Ele criticou a resistência dos ambientalistas ao projeto, alegando que isso reflete um "pensamento estreito". Barbalho afirmou que é favorável à pesquisa sobre o tema, mas não à "ideologia".

Ele ainda questionou se o Brasil estaria disposto a abrir mão da exploração de combustíveis fósseis nas próximas décadas e defendeu uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. A Petrobras estima investir US$ 2 bilhões em atividades de exploração de petróleo na região da Margem Equatorial, que inclui a foz do Rio Amazonas, até 2026. Esta área é considerada uma nova fronteira de produção que se estende do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.