Fechar
GP1

Brasil

CPMI do 8 de janeiro é instalada no Congresso

Ao todo, a investigação vai durar 180 dias. O relator da CPMI será um aliado do ministro Flávio Dino.

Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro foi instalada no Congresso Nacional. O colegiado, que teve sua protocolação em fevereiro deste ano, enfrentou grandes resistências por parte do governo para evitar sua instauração.

Desde a leitura do requerimento, realizada em abril deste ano, os aliados do governo Lula tentaram persuadir os deputados que assinaram o documento, oferecendo vantagens para que retirassem suas assinaturas e minassem a CPMI.

Após a leitura no Senado, o governo continuou seus esforços para enfraquecer a comissão, atrasando a indicação dos membros da CPMI. Além disso, houve uma manobra para retirar a terceira cadeira da oposição no Senado.

Com isso, os blocos governistas no Senado ficaram com 12 cadeiras, enquanto o bloco Vanguarda, representando a oposição, ficou com apenas duas cadeiras. O prazo estabelecido para a investigação será de 180 dias.

Conforme apurado, o relator da CPMI será um aliado do ministro da Justiça, Flávio Dino. Quanto à presidência da comissão, é esperado que seja ocupada por alguém próximo ao líder da Câmara, deputado Arthur Lira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.