Fechar
GP1

Brasil

Humorista Gregório Duvivier é condenado a indenizar produtor rural

O apresentador do programa Greg News era acusado por propagar fake news e ofender um empresário.

O comediante Gregório Duvivier foi condenado a pagar indenização de R$ 100 mil por propagar fake news e ofender o produtor rural Antônio José Junqueira Vilela Filho. A decisão divulgada nesta semana aponta que o humorista conhecido pelo programa Greg News usou o espaço no canal da HBO de forma indevida.

Antônio Junqueira acionou a Justiça após ser mencionado durante o programa apresentado por Gregório, na qual o humorista o chamou de “grileiro”. Além disso, o apresentador chegou a afirmar que ele era o responsável pelo desmatamento de mais de 300 quilômetros quadrados da Amazônia e de manter funcionários em situação análoga à escravidão.

Foto: DivulgaçãoGregório Duvivier
Gregório Duvivier

A defesa do produtor rural se manifestou judicialmente contra as acusações do humorista. “O autor [do processo] não é o personagem criminoso e odioso que os réus intencionalmente, para efeitos de audiência, tentaram desenhar. É um reconhecido empresário, cuja atuação profissional está pautada na legalidade e no respeito ao meio ambiente”, pontuaram os advogados Alexandre Fidalgo e Cláudia Pinheiro.

Em contrapartida, Gregório Duvivier argumentou que estava apenas exercendo seu direito à liberdade de expressão, e que as afirmações feitas por ele eram embasadas em provas concretas veiculadas pela imprensa, o que não foi aceito pela Justiça. Na decisão, o juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 5ª Vara Cível de São Paulo, destacou que “o caráter humorístico do programa noticioso não afasta o dever jornalístico de apuração, checagem e corroboração”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.