Fechar
GP1

Brasil

Satélite do Brasil está há 30 anos em órbita e bate recorde mundial

O satélite foi lançado em fevereiro de 1993 e cumpre funções estratégicas

O Satélite de Coleta de Dados (SCD), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), bateu recorde mundial de mais tempo em operação. O satélite foi lançado ao espaço em 9 de fevereiro de 1993 e é um resultado do primeiro programa espacial nacional (Missão Espacial Completa Brasileira), que teve início em 1979.

O recorde do Satélite de Coleta de Dados (SCD-1) foi alcançado em 17 de junho, quando o equipamento completou 30 anos, 4 meses e 4 dias em órbita, superando o satélite japonês Geotail, que teve as operações encerradas em novembro de 2022.

O satélite tem como função receber dados ambientais coletados por centenas de plataformas distribuídas no território brasileiro e retransmitir essas informações para as estações terrestres localizadas em Cuiabá e Natal.

“O primeiro aspecto importante desse recorde é porque se trata do primeiro desenvolvimento de uma nação na área de satélites. Isso mostra a competência tanto no projeto, quanto na fabricação”, disse o pesquisador Adenilson oberto da Silva, coordenador-geral de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais do Inpe, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para ele, os novos satélites em órbita são mais complexos e isso diminui o tempo de operação deles. “Dificilmente esse recorde do SCD-1 venha a ser batido devido ao aumento das complexidades e funcionalidades que hoje são demandadas dos satélites. E mesmo que venha a ser batido, não se espera que venha ocorrer por um primeiro desenvolvimento de uma nação”, completou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.