Fechar
GP1

Brasil

STF não vai retomar imposto sindical obrigatório, diz Barroso

"O Supremo continua a achar que a contribuição sindical é facultativa", declarou o ministro da Corte.

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) não vai retomar o imposto sindical obrigatório, que foi extinto com a reforma trabalhista em 2017 e teve seu fim referendado pela Corte. A declaração se deu durante uma palestra nesta quarta-feira (12), em Brasília.

Barroso afirmou que o entendimento da Corte é que a contribuição deve ser facultativa, mas defendeu que empregados não sindicalizados podem pagar a contribuição assistencial, caso sejam beneficiados em negociação coletiva.

"O Supremo continua a achar que a contribuição sindical é facultativa. Mas, para incentivar a negociação coletiva, se ressuscitou a contribuição assistencial", declarou Barroso.

Tramita no STF uma ação que discute se empregados não sindicalizados devem pagar contribuição assistencial. O julgamento do caso foi suspenso em abril deste ano, após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. A matéria já conta com três votos favoráveis: o de Barroso, de Gilmar Mendes e Carmén Lúcia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.