Fechar
GP1

Brasil

Moraes vota para tornar réus mais 70 investigados do 8 de janeiro

O ministro do STF declarou seu voto em sessão virtual extraordinária nesta segunda-feira (08).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta segunda-feira (08) para tornar réus mais 70 investigados por participarem dos atos do dia 8 de janeiro. O voto foi feito em sessão virtual extraordinária pedida pela ministra Rosa Weber.

“São inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo , juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos, como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado”, disse o ministro.

A votação tem previsão para acabar no dia 18 de agosto e todos os casos serão analisados em plenário virtual. Os advogados e procuradores dos réus tiveram até esse domingo (13) para apresentarem sustentações do caso. Até o momento, o STF já transformou em réus 1.290 acusados e a Procuradoria Geral da República já denunciou 1.390 pessoas.

Dentre os crimes dos quais os investigados são acusados estão os de associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.